quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Resenha: Sonhos de Robô

Autor: Isaac Asimov
Editora: Círculo do livro (diferente da imagem)
Páginas: 460
Ano: 1986

"A ficção científica nos proporciona alguns tipos muito peculiares de satisfação pessoal. Quando se tenta descobrir o possível futuro desenvolvimento da tecnologia, pode-se acabar chegando muito perto da verdade. Se você vive bastante tempo depois de escrever uma determinada história, pode acabar tendo o prazer de verificar que suas previsões eram razoavelmente exatas e ver-se saudado como uma espécie de profeta.
  Isto me aconteceu no que diz respeito aos meus contos sobre robôs, dos quais "Verso de Luz" (incluído neste livro) é um exemplo."
– Trecho inicial da Introdução
"Sonhos de Robô" foi o primeiro livro que li de Isaac Asimov, lá pelos meus 10, 11 anos. Desde lá, não parei mais. Eu, que ainda nem conhecia Ciência direito, não era nem ao menos adaptado à muita leitura, me vi inundado por histórias fascinantes, de um futuro e realidade distantes (pelo menos era o que eu pensava na época), onde a Ciência era muito diferente daquelas matérias maçantes da escola: era independente, era o manjar humano, era o santo graal do intelecto humano.

Sim, mesmo não compreendendo muitos termos científicos no livro, consegui entender o que acontecia nas histórias e, realmente, fiquei encantado por aquela outra visão da Ciência.

A escrita de Asimov, no entanto, não é pesada, é muito mais leve do que outros escritores. É agradável e deleitosa: do tipo que se lê páginas e mais páginas. a própria introdução escrita por Asimov é muito prazerosa, pois a impressão que se tem é de estarmos lendo o diário do autor, onde ele destaca os pontos mais importantes, das histórias, suas inspirações e aspirações!

Entretanto, "Sonhos de Robô" é uma das poucas coletâneas de contos do bom-doutor que não possuem comentários entre cada conto, o que é ainda mais prazeroso!
Quanto às histórias, eu diria que esta é a melhor seleção já feita por Asimov. Já li muitas histórias do bom-doutor e absolutamente todas que estão em "Sonhos de Robô" são excelentes. Já li, admito, histórias não tão envolventes, mas esse não é caso das que estão nesse livro.

Se você quer começar a ler Asimov, essa é uma ótima pedida.

Um ponto interessante é que, dos 21 contos, somente 7 são verdadeiramente de robôs, os outros terços são histórias que não envolvem as famosas máquinas positrônicas de Asimov. Portanto, para conhecer os Robôs de Asimov, eu recomendaria "Eu, Robô". Porém, se você quer se aprofundar na escrita do autor, essa seria uma ótima sequência.

Os contos do livro foram escritos em diferentes épocas e essa é mais um fator interessante na leitura, pois, para um leitor atento, é visível a evolução de Asimov na estruturação das histórias. Porém, também se percebe que a genialidade sempre esteve presente.

Robôs na base lunar, Proteção nuclear, extraterrestres, manipulação, carros-robôs, metafísica, Marte, Deus, vida após a morte, Viagem no tempo, questões existenciais são alguns dos temas tratados com excelência por Asimov neste livro. Sempre com embasamento e explicações possíveis, esses contos se tornam muito mais fascinantes do que a extrapolação comum da Ficção Científica "soft".

Tanto por análise fria, quanto emocional, minha impressão sobre "Sonhos de Robô" foi a melhor possível.

0 comentários:

Postar um comentário